A
Escola Secundária de Silves (ESS), anteriormente designada de “Escola
Industrial e Comercial de Silves”, remonta o início da sua actividade
ao ano de 1919. De lá para cá cimentou no contexto regional merecido
prestígio na prossecução dos seus objectivos pedagógicos, ao formar
gerações de alunos imbuídos de saberes e competências
multidisciplinares, jovens que receberam preparação adequada, uns -
prosseguindo os estudos superiores, outros - alcançando com êxito o
competitivo mercado de trabalho.
Para
corresponder às complexas exigências da sociedade contemporânea, a ESS,
ao recorrer ao profissionalismo, generosidade e criatividade dos seus
dirigentes e quadros mais responsáveis, tem conseguido preservar e
melhorar a qualidade da infra-estrutura física, respeitando a belíssima
traça arquitectónica do conjunto de edifícios que a enformam, como
outrossim, tem sido capaz de criar novos espaços modernos – área
administrativa, reprografia, biblioteca, auditório, laboratórios,
parque desportivo, redes informáticas, acesso à Internet, etc – e a
introdução em larga escala das novas tecnologias da informação, de
avançados meios audio-visuais e diversos equipamentos didácticos.
É
paradigma permanente da ESS atingir padrões crescentes de qualidade nos
diferentes níveis de intervenção, sendo objectivo primordial,
naturalmente, a elevação do sucesso escolar e educativo,
consubstanciado na formação integral do aluno, enquanto ser, portador
de sólidos conhecimentos científicos e competências adequadas e
fundamentais, e, paralelamente, munido de autonomia, ética e humanismo,
liberdade e responsabilidade, espírito crítico e democrático,
socialmente incluso, apto a exercer a cidadania activa.
A
elevada estabilidade do corpo docente que é licenciado (90%) e
profissionalizado (81%) assegura condições propícias ao sucesso
pedagógico.
A Escola Secundária de
Silves, no quadro do ensino público ou privado, é pioneira em Portugal
na concepção e elaboração do primeiro Manual da Qualidade de acordo com os requisitos da Norma ISO 9001:2000
e na execução de uma das suas primeiras e complexas prerrogativas – a
auto-avaliação da escola, por forma a que a Instituição de Ensino seja
objecto regular de auditorias externas independentes e conquiste
igualmente com regularidade o competente Certificado de Qualidade .
Reputamos
de essencial a promoção da disciplina, do rigor, da exigência e dos
valores, numa escola aberta à sociedade e ao mundo onde a cultura é
cada vez mais universalista e mescla progressiva de
interdisciplinaridade e transversalidade nos saberes.
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